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Crie uma apresentação magnética

Um dos maiores erros, de uma apresentação em público, é o apresentador não conhecer o seu público.  

De nada adiantará, você ter clareza do seu objetivo, se não conectar com o objetivo do seu público. 

O primeiro passo, é você ter clareza de qual é o objetivo da sua apresentação.

O objetivo, fará com que você seja assertivo no processo de construção da sua apresentação.

Se você ainda não tem conhecimento sobre quais sãos os objetivos de uma apresentação, acesse o link e veja o artigo que preparei para você. https://workforyou.com.br/qual-o-objetivo-da-sua-apresentacao/

Acredite, seu objetivo não surtirá efeito se ele não estiver alinhado com o objetivo da sua audiência. Se o objetivo da sua audiência é economizar, e você preparar sua apresentação com foco em vender uma solução, provavelmente, você não criará conexão.

Conduzirei você nesse artigo para criar uma apresentação magnética, onde estarei utilizando os meta-programas, dois em especial.

Metaprogramas são intenções finais para nossos comportamentos, ou seja, são objetivos finais para nos comportamos de certa maneira. Os primeiros metaprogramas que conhecemos são os de prazer e dor, vamos em direção ao que sentimos prazer (alegria, felicidade, graça, charme, amor) e nos afastamos da dor (amargura, ressentimento, raiva, ódio), por isso nós gostamos de quem nos faz rir e preferimos distância de quem nos faz chorar.

  • Os seres humanos, utilizam sua comunicação, segundo os seus programas mentais, nesse caso, estarei apresentando o meta programa Direcionamento, onde é representado de duas formas:
  1. Afastamento
  2. Aproximação.

O meta programa direcionamento, é conduzido em uma conversa, através da aproximação, conforme os seus desejos. Por meio desse MP, a criação e condução da sua abordagem junto ao seu interlocutor, seguirá um rumo eficiente.

Visando que ele, está em busca do prazer, desejo, realização. 
Pessoas que comunicam por meio do MP “aproximação”, estão sempre em busca da realização, atribuem uma comunicação positiva e otimista, raramente vão utilizar, termos negativos ou pessimistas. 


 Acompanhe essa fala, “Busco uma casa confortável, em um local agradável e tranquilo”. 
Convido você a analisar, as palavras transmitidas pelo cliente, percebe que a utilização das palavras empregadas, estão totalmente voltadas ao prazer, positivas?

Diferentemente, de pessoas onde a sua comunicação o MP utilizado é o “afastamento”, a linguagem utilizada por essas pessoas, estão na sua grande maioria das vezes, no negativo, elas buscam negar aquilo que é indesejado, afastando-se do problema, dor, incomodo. 

Perceba nessa fala, “Quero uma casa longe de confusão, nada de bagunça, barulho e movimento, não quero nada que me tire a paciência”.  

Quero que você perceba, que as duas pessoas, por mais que utilizem MP diferentes, elas estão em busca de um objetivo, comum. 
Porém, como transmitem a sua mensagem; são por MP totalmente contrário. 

Isso significa, se você abordar ambos clientes, utilizando MP diferentes, a chance de você não criar uma “linguagem magnética”, é gigantesca. 

Acredito, que você deva estar se perguntando, como sei qual é o MP do meu cliente? Muito simples, você irá fazer isso, por meio de uma simples e breve pergunta. 

Pergunta 01: 

— Sr. Jorge, como o senhor acredita que a nossa empresa, serviço, produto, pode ajudar a você?

Pergunta 02:
— Sr ª Cintia, ao contratar o nosso produto, serviço, empresa, o que você espera que aconteça? 

Por meio das duas perguntas, você irá obter informações, necessárias para iniciar o seu processo de criação e abordagem ao seu cliente. Oriento meus alunos, fazerem o “retro-Feedback”, o que isso quer dizer? Sempre que o cliente te falar alguma coisa, você irá validar a sua compreensão. EX; você faz a seguinte pergunta a sua cliente:

Pergunta: Sr ª Cintia, ao contratar o nosso treinamento, o que você espera que aconteça no final?

Resposto: Espero me sentir segura, confiante e preparada, transmitir segurança aos meus clientes. OBS. Qual MP ela usou?

Retro-Feedback: Sr ª Cintia, o que intendi você dizer, é, que você quer se sentir segura, confiante e preparada, transmitindo segurança aos seus clientes nas suas apresentações? OBS. Isso mostrará a sua cliente, que você está atento ao que ela diz, e confirmará o seu entendimento. Lembre-se, cuidado para não ser robótico.

Agora que você já sabe, qual é o Meta Programa do seu cliente, você poderá iniciar a sua apresentação. Isso só se faz possível, porque você além de identificar o MP do seu cliente, você identificou o que ele espera da sua empresa.

Calma-lá, achou que acabou? Quero que, de fato, você transmita uma mensagem personalizada, direta e “magnética” ao seu cliente. Porém, isso só será possível, se você tiver mais informações, para isso, você precisará responder as seguintes perguntas abaixo.

  • 1 – Quem é o meu público, diretoria, corpo técnico, pessoas leigas, tomadores de decisão?
  • 2 – Qual conhecimento técnico ele tem? 
  • 3 – Quanto tempo terei para me apresentar?
  • 4 – Quais os recursos poderei utilizar no dia da apresentação, projetor, notebook?

  Todas essas perguntas, vão te levar a respostas importantíssimas para o auxílio do processo de construção ou reformulação da sua apresentação, permitindo você criar uma linguagem totalmente alinhada com as expectativas dele, assim terá as chances de você ser aprovado, são maiores e prováveis.  

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