fbpx

Como criar conexões emocionalmente com outras pessoas

As relações interpessoais enriquecem nossas vidas. Dar-se bem com os outros, ter relacionamentos especiais com eles e sentir-se significativo é o que torna a nossa existência significativa e valiosa. A boa notícia é que mesmo que a comunicação não seja o nosso ponto forte, com mais vontade e prática podemos aprender a comunicar de forma plena e satisfatória com os outros. Se você quer melhorar esse aspecto da sua vida, este artigo é para você.


Crie conexões emocionalmente por meio da prática da escuta ativa

Uma maneira de se conectar emocionalmente com outras pessoas é fazer com que se sintam ouvidos. Durante uma conversa, as distrações competem geralmente com a nossa atenção. Também podemos pensar no que dizer em resposta ao que a outra pessoa está dizendo. Já aconteceu com você, certo?

Concentrar sua atenção na pessoa com quem você está falando e nas coisas que ela está dizendo alimentará seu relacionamento com ela. A chave para dominar a habilidade de ouvir é esforçar-se para manter o foco no momento presente. Às vezes pode ser difícil, mas praticar técnicas como a meditação consciente facilitará melhorar essa habilidade.

Dicas Extras

  • Evite julgar a outra pessoa.
  • Interrompa apenas quando for absolutamente necessário. Se você interromper o seu interlocutor, ele poderá sentir que você não está interessado no que ele está dizendo. Quando precisar interromper, faça-o com cuidado e peça desculpas.
  • Em vez de dar conselhos, apenas ouça. Muitas vezes, quando damos conselhos, estamos simplesmente projetando nossas próprias crenças na outra pessoa.

Comprimente de forma calorosa

A maneira como cumprimentamos os outros e dizemos “adeus” pode melhorar significativamente nosso relacionamento com eles.

Uma saudação calorosa não requer tempo nem energia, mas, por outro lado, é extremamente eficaz porque cria um sentimento de reconhecimento e conexão.

“Para melhorar e fortalecer nossos relacionamentos, não precisamos criá-los de novo, mas apenas redescobri-los e mostrar que são importantes para nós”. Autor desconhecido

Uma saudação calorosa é um truque muito simples, mas mágico, para o qual você nem precisa investir dinheiro, energia, dedicar um tempo especial ou escolher um momento adequado. A única coisa que você precisa fazer é dizer “olá” e “tchau” com sinceridade sempre que alguém chega em casa ou sai. Esse gesto sincero pode fazer maravilhas, pois com ele você dá a devida atenção a quem vem ou vai.

Você entende a diferença? Uma coisa é preparar algo rapidamente quando seu colega entra no escritório pela manhã, outra é olhá-lo nos olhos, cumprimentá-lo com um sorriso e trocar algumas palavras com ele.

Quer percebamos ou não, é exatamente isso que todos queremos dos nossos relacionamentos – reconhecimento e conexão, seja profissional ou pessoal.

“Este gesto caloroso de atenção torna as conexões com as pessoas ao nosso redor muito mais satisfatórias e profundas”

O mesmo vale para saudações. Pense nas emoções que uma pessoa egocêntrica evoca em você. Ele não precisa ser hostil ou rude, basta que ele não dê atenção aos outros, não diga “olá” e seja difícil de se comunicar para você decidir que não pode confiar nele, certo? E agora imagine que essa mesma pessoa aos poucos começa a se abrir para o mundo, tira os fones de ouvido ao te ver, sorri para você pela manhã, pergunta como você está. Você está agradavelmente surpreso, não é?

Depois de alguns dias, você já está convencido de que essa pessoa é realmente muito legal, obviamente gosta de você e quer se comunicar com você. É assim que pequenas coisas e pequenos gestos do coração fazem uma grande diferença nas interações sociais.

O poder da linguagem corporal

Segundo os cientistas, nossa linguagem corporal representa 93% da comunicação. Isso significa que dominar a comunicação não-verbal é uma das melhores maneiras de se conectar emocionalmente com outras pessoas.

Geralmente não percebemos os movimentos do nosso corpo quando falamos. Nossa atenção está tão focada no que dizemos que nos esquecemos completamente dos movimentos do nosso corpo. Veja como mudar isso:

Relaxar. Se você parecer estressado, seu interlocutor saberá que você está incomodado.

Não cruze os braços. Se o seu objetivo é melhorar o relacionamento com o seu interlocutor, adote uma postura que mostre que você está confortável e agradável.

Mantenha um bom contato visual – eles são a parte mais expressiva do nosso corpo. Manter um bom contato visual é muito importante porque mostra aos outros que você se preocupa com eles.

Repetir os movimentos do interlocutor é uma técnica muito útil que pode ajudá-lo a se conectar emocionalmente com outras pessoas. Consiste em imitar a linguagem corporal da pessoa em relação a você de forma sutil. Isso envia uma mensagem ao cérebro dele de que ele está seguro com você e que pode confiar em você.

Essas dicas ajudarão você não apenas a se conectar emocionalmente com outras pessoas, mas também a melhorar suas habilidades de conversação.

Thiago Alvarenga | Cintia de Carvalho
Workforyou®

WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento Work For You
Como posso te ajudar?