
O feedback é uma das melhores ferramentas organizacionais para promover o desenvolvimento dos colaboradores e tornou-se essencial nas empresas. Porém, apesar de ser bastante conhecido, poucos profissionais se sentem suficientemente capacitados para aplicá-lo.
Isso porque analisar o desempenho de uma pessoa não é uma tarefa fácil. É necessário ter profissionalismo e alguns conhecimentos específicos para transmitir as observações aos colaboradores de forma assertiva.
Exigir que os profissionais cresçam sem dar feedback sobre seu desempenho ou sem se comunicar com eles de forma assertiva não trará bons resultados para a empresa. Portanto, é necessário contar com bons líderes para potencializar o desenvolvimento das equipes.
A boa notícia é que dar feedback eficaz é uma habilidade que você pode aprender. Tudo se resume a conhecer as estratégias de comunicação corretas.
Feedback?
Feedback é um termo em inglês que significa dar opinião construtiva sobre algum comportamento. É um recurso indispensável para manter uma comunicação eficaz dentro das organizações; por isso, é bastante conhecido no mundo empresarial.
Além de promover o bom funcionamento da organização e o desenvolvimento dos colaboradores, manter uma cultura de feedback em uma empresa é essencial para estabelecer uma relação transparente e de confiança com sua equipe de trabalho.
O caminho para um Feedback eficaz.

1- Você precisa ter uma comunicação clara e específica!
Você já ouviu um gestor lhe dizer: “você pode fazer melhor”? Não é o comentário que é tão frustrante, é o fato de você não saber de que parte do seu trabalho eles estão falando. Fornecer feedback eficaz aos seu time, significa fornecer detalhes tangíveis sobre seu desempenho.
A última coisa que você deseja que aconteça é confundir seus colaboradores sobre qual parte de seu trabalho precisa ser melhorada.
Vejamos um feedback eficaz; você tem um colaborador que faz um bom trabalho, mas precisa aprimorar suas habilidades de cooperação. Como você deve dar a ele um feedback eficaz?
Seja específico. “Você completa todas as tarefas que lhe damos no prazo. Mas às vezes ocorrem pequenos erros causados pela leitura incorreta dos desenhos.
Experimente pedir a um colega para confirmar se você leu os planos corretamente antes de prosseguir com a execução do serviço, isso evitará que tenhamos retrabalho e prejuízos.’
2- Só de feedback após avaliação anual de desempenho
Você provavelmente já ouviu a expressão “quando notar algo, diga” ou não deixe para depois o que você deve fazer agora. A mesma tática pode ser usada para fornecer feedback eficaz.
Os gestores cometem o erro de reter o feedback até a hora de avaliar os funcionários, ou esperam uma reunião extraordinária para expor suas considerações. O problema com isso é que, se for dado feedback oportuno, o desempenho do seu liderado pode melhorar o tempo todo, evitando agravamento e baixa no desempenho.
Como gestor, se você vir uma oportunidade de dar feedback a sua equipe, não espere.
Na verdade, é por isso que muitas empresas introduzem reuniões semanais com os colaboradores para que o feedback sobre o seu desempenho seja atualizado.
Não deixe para amanhã oque pode ser feito agora.
3- Positividade e ética ao dar feedback
É inegociável que o feedback seja realizado no privado e se possível presencialmente. Dessa forma, você garante um feedback eficaz é garante fazer de maneira privada.
Mesmo que feito de forma construtiva, criticar o desempenho de alguém em público pode ter um impacto negativo na moral dos colaboradores. As reuniões privadas são uma forma eficaz de fazer isso acontecer. Estudos mostram que os funcionários são mais propensos a serem honestos sobre o seu desempenho em reuniões privadas.
Alguns especialistas recomendam mesmo a utilização de um ambiente mais informal para estas reuniões. Dar um passeio ao ar livre ou simplesmente sair do escritório pode ajudar a criar um diálogo mais aberto.
4- Encerre de forma positiva
Encerre a reunião destacando os pontos positivos que o colaborador traz para a equipe e para a empresa. Esta é uma boa maneira de equilibrar quaisquer sentimentos que possam ter surgido durante a conversa.
Essa prática é conhecida como “método sanduíche”, técnica de feedback que funciona em 3 etapas, simulando os dois pães e o recheio de um sanduíche. Trata-se de mencionar, antes de tudo, os pontos positivos. Abaixo estão os aspectos a melhorar. E por fim, os aspectos positivos são reforçados.
Além disso, procure levantar pontos positivos que não pareçam subjetivos. Pense em uma tarefa específica que o colaborador executa com muita eficiência e mencione como essa atitude contribui para os resultados da equipe.
Lembre-se que o funcionário deve se sentir confortável para conversar com você. Por isso, encerre a reunião agradecendo ao colaborador pelo tempo dispensado e deixando claro que você está disposto a ouvi-lo para que ele possa expressar suas preocupações sempre que desejar.
Saber conduzir uma conversa e dar feedbacks positivos e negativos de forma assertiva não contribui apenas para o desenvolvimento da sua equipe. Também traz melhorias para você e sua empresa , o que o torna um motivo convincente para adotar essa cultura.