
Coloque-se na situação de estar conversando com um colega de trabalho, amigo, sócio ou cliente. Ele diz algo com o qual você não concorda.
Às vezes, se a situação for casual e o assunto não for importante, o desacordo não será um problema. É algo que você pode deixar ir e nada acontece.
- Porém, se for importante?
- E se a outra pessoa se sentir ofendida?
Isso pode ser difícil e requer uma comunicação eficaz e não violenta.
Em primeiro lugar, é preciso avaliar se vale a pena discordar do assunto, nesse caso é muito importante você responder algumas das perguntas a seguir.
- E se você simplesmente ficar em silêncio?
- Quais seriam as consequências de não dizer nada?
- Quais seriam as consequências de mostrar sua opinião contraria?

Às vezes realmente não vale a pena entrar em um possível desacordo, mas é importante saber que a omissão pode ser um fator grave, mais vale saber uma forma ecológica de abordagem do que desconsiderar a possibilidade de não expor seus pontos de vistas.
No entanto, se você decidiu que precisa dizer algo sobre isso, existem algumas técnicas que você pode seguir.
O mais importante, porém, independente da técnica, é o tom de voz que você usa. Você deve ter muito cuidado para manter o sarcasmo, a raiva ou a frustração fora do seu tom de voz.
Embora às vezes possa ser muito difícil, ter um bom estado de espírito pode ajudar.

Veja as coisas da perspectiva da outra pessoa
Para ficar de bom humor e controlar o tom de voz, promova um sentimento de curiosidade sincera, tentando ver as coisas da perspectiva da outra pessoa. Tenha pensamentos positivos sobre o seu interlocutor, presumindo que ele tenha as melhores intenções.
Além disso, quando a outra pessoa tem um tom de voz rude, você pode pensar que ela está tendo um dia ruim. Isso ajudará você a não se sentir ofendido. Com esses pensamentos sinceros e positivos você pode discordar com um tom de voz respeitoso e sincero. Mas você ainda precisa ter muito cuidado com as palavras que usa.

Mostre um desacordo geral ou faça-o indiretamente
Você pode tentar algumas frases indiretas ou gerais. Estes encorajam a pessoa a pensar ou pelo menos a explicar a sua posição de forma mais completa.
Dessa forma você poderá ter uma conversa mais ampla e produtiva. Experimente frases como: “Interessante. Sério?” “Tem certeza de que é possível?” ou “Sério? Será que funciona assim?” “Como seria se…” “E se nós pensássemos de outra forma, como seria” “tenho uma sugestão que pode complementar a sua ideia”
Você pode expressar discordância indiretamente. Você pode tentar “Não tenho certeza se é uma boa ideia” em vez de dizer “Essa é uma ideia horrível!” ou “Não tenho certeza se posso concordar” em vez de “Discordo totalmente de você!” e até mesmo dizer que compreende as ideias apresentadas, e convidá-lo a encontrar juntos uma solução diferente ou complementar a apresentada.

Mostre discordância encontrando um ponto em comum
Na maioria das divergências, geralmente há algum ponto em comum por onde começar. Portanto, comece destacando o que você compartilha e, em seguida, desenvolva a partir daí.
“Embora eu concorde com você em (ponto comum), você considerou (novo ponto de vista)?” Isso também inclui a escolha de palavras mais suaves.
Palavras que não devem ser usadas quando você discorda
Existem palavras que desconstroem as suas afirmações, elas devem ser avaliadas antes de serem proferidas ao universo.
Não diga que sente muito!
A palavra “desculpe” é usada com muita frequência, use-o apenas quando tiver feito algo que magoou outra pessoa.
Muitas pessoas dirão: “Desculpe, não concordo”. Você não sente, ou não deveria sentir. Reconheça que sua opinião tem valor, então assuma o controle e respeite-se.
Não diga “mas…”, pois esta é outra expressão que se usa o tempo todo: “Sim, mas…” ou “Concordo até certo ponto, mas…” Quando você diz “mas” Você acabou de negar tudo o que disse antes. Você acabou de admitir um ponto em comum ou fez um elogio à outra pessoa e depois retira o comentário dizendo “mas”.
“No entanto” é uma palavra semelhante e deve ser usada com moderação, mas é menos chocante do que “mas”. Tente se sentir confortável usando todas essas abordagens.

DICAS EXTRA!!!!
Tenha seus argumentos preparados (e justificados)
Um dos erros mais comuns ao expressar sua discordância com alguém no ambiente de trabalho é deixar-se levar pelas emoções e não se preparar na hora de discutir opiniões.
Antes de expressar por que você discorda de qualquer estratégia ou decisão, prepare números, evidências, resultados e apresente-os com confiança.
Qualquer coisa que o ajude a provar e defender seu argumento validará suas palavras. Evite demonstrar seu descontentamento por meio de argumentos que magoem, sejam rudes ou que rebaixem o trabalho de outras pessoas. Isso só o colocará em desvantagem e lhe dará uma má reputação
Analise todos os cenários possíveis
Quando discordamos sobre algo, é fácil focarmos em apenas uma coisa sem olhar para outros cenários e possibilidades.
Faça isso, pois isso lhe dará uma perspectiva melhor e tornará mais fácil expressar sua discordância de uma forma muito mais racional.
Ao analisar outros cenários, procure não exagerar ou ter uma visão pessimista.
Mantenha uma atitude objetiva e positiva acima de tudo, pois é ela que o ajudará a ver as coisas com clareza e assim ter apenas argumentos vencedores na hora de expressar sua discordância.
Colocar essas dicas em prática, além de ajudar você a se mostrar um profissional próximo e aberto, ainda lhe dará a possibilidade de se retratar ou perceber que seu colega está certo e mudar de ideia, e ter o poder de reconhecer isso, é o que faz de você um excelente profissional.
Thiago Alvarenga & Cintia de Carvalho
Workforyou®