O objetivo, definirá o percurso de toda a sua apresentação. A ausência dele fará com que você de voltas, correndo um grande risco de perder a conexão com sua audiência.
Quando temos clareza de onde queremos chegar, a construção da jornada se tornará mais fácil e clara, quando isso não acontece, pode verificar, seu objetivo não está claro.
A definição do objetivo pode e deve ser aplicada em qualquer contexto, seja para um bate papo com o filho, reunião com um sócio ou apresentação de um projeto para um cliente.
Tenho uma máxima que todo diálogo, existe uma intensão, seja ela profissional ou pessoal.
Quais são os objetivos de uma apresentação corporativa?
1 — Informativa
2 — Instrutiva
3 — Persuasiva

1 — Exemplos de apresentações informativas
– Revisão trimestral de negócios
Uma revisão trimestral é uma avaliação que ocorre a cada trimestre, ou seja, a cada três meses. É um processo utilizado por empresas, organizações e indivíduos para revisar o desempenho, o progresso e os objetivos estabelecidos durante um determinado período.
Durante uma revisão trimestral, são geralmente discutidos diversos aspectos, como metas e objetivos alcançados, projetos em andamento, desafios enfrentados, áreas que precisam ser melhoradas e oportunidades identificadas. Essa revisão pode envolver uma avaliação formal, na qual um gerente ou supervisor realiza uma análise detalhada do desempenho de um funcionário, por exemplo, ou pode ser um processo mais informal, realizado por um indivíduo ou equipe para acompanhar o progresso em relação às metas estabelecidas.
– Apresentação do plano de negócios
Uma apresentação do plano de negócios é uma comunicação formal e estruturada cujo objetivo é apresentar e explicar os principais elementos de um plano de negócios para uma audiência específica. Geralmente, é realizada em formato de apresentação de slides, mas também pode ocorrer por meio de uma exposição oral ou uma combinação de ambos.
O plano de negócios é um documento que descreve detalhadamente a visão, a estratégia, as metas, as projeções financeiras e outras informações relevantes sobre um empreendimento. Ele serve como um guia para orientar a empresa em seu crescimento e desenvolvimento, além de ser um instrumento essencial para atrair investidores, parceiros comerciais, instituições financeiras e potenciais clientes.
– Apresentação do briefing da equipe
Uma apresentação do briefing da equipe é um evento ou momento em que um membro ou representante da equipe apresenta um resumo das informações essenciais e diretrizes relevantes para um projeto ou tarefa específica. O objetivo principal dessa apresentação é informar e alinhar todos os membros da equipe em relação aos objetivos, requisitos, restrições e expectativas do projeto.
Durante a apresentação do briefing da equipe, são geralmente abordados tópicos como o escopo do projeto, metas e resultados esperados, cronograma, recursos disponíveis, principais desafios, responsabilidades individuais e coletivas, além de quaisquer outros detalhes relevantes para o sucesso do projeto.
2 — Exemplos de apresentações INSTRUTIVAS
– Apresentação de treinamentos de funcionários
Uma Apresentação Instrutiva de treinamentos de funcionários é uma forma de comunicação utilizada para transmitir informações relevantes e educar os funcionários sobre determinados tópicos relacionados ao seu trabalho. Essas apresentações visam fornecer instruções claras, orientações e conhecimentos necessários para os funcionários poderem desempenhar suas funções de maneira eficaz e conforme as políticas e procedimentos da empresa.
Uma Apresentação Instrutiva de treinamentos de funcionários é geralmente projetada para ser interativa e envolvente, utilizando recursos visuais, como slides, gráficos, imagens ou vídeos, para auxiliar na explicação dos conceitos. Além disso, pode incluir atividades práticas, estudos de caso e perguntas para verificar a compreensão dos funcionários.
– Apresentação de integração de funcionários
Uma Apresentação Instrutiva de Integração de Funcionários é uma atividade realizada em uma organização para fornecer informações e orientações aos novos funcionários durante seu processo de integração na empresa. Essa apresentação tem o objetivo de familiarizar os novos colaboradores com a cultura, políticas, procedimentos e práticas da organização, ajudando-os a se adaptarem rapidamente ao ambiente de trabalho.
Geralmente, a Apresentação Instrutiva de Integração de Funcionários é conduzida pelo departamento de Recursos Humanos ou por representantes designados pela empresa. A apresentação pode ocorrer de forma presencial ou virtual, dependendo das circunstâncias.
– Apresentação da política da empresa
Uma apresentação da política da empresa é um discurso ou documento que detalha os princípios, diretrizes e práticas adotadas por uma organização. É uma oportunidade para transmitir aos funcionários, parceiros de negócios ou outras partes interessadas as políticas e valores fundamentais que regem as operações da empresa.
Essa apresentação geralmente abrange uma variedade de tópicos, como a missão e visão da empresa, os objetivos estratégicos, os padrões éticos, as práticas de governança corporativa, a responsabilidade social corporativa, as diretrizes de conduta, as políticas de recursos humanos.
3 — Exemplos de apresentações persuasivas
– Apresentação de vendas, produtos e serviços
Uma apresentação de vendas, produtos e serviços é uma forma de comunicação utilizada por empresas e profissionais de vendas para mostrar e destacar os benefícios, características e valor dos produtos ou serviços que estão oferecendo aos clientes em potencial. Essas apresentações são projetadas para persuadir e convencer os clientes a adquirirem o que está sendo oferecido.
Geralmente, uma apresentação de vendas inclui informações sobre a empresa, sua história, sua proposta de valor e sua experiência no mercado. Em seguida, são apresentados os produtos ou serviços em detalhes, destacando suas características, vantagens e benefícios para o cliente. Isso pode ser acompanhado por demonstrações, amostras ou exemplos práticos do produto, ou serviço.
Durante a apresentação, é comum abordar as necessidades específicas do cliente e mostrar como o produto ou serviço oferecido pode atender a essas necessidades de maneira superior aos concorrentes. Também podem ser incluídos depoimentos de clientes satisfeitos, estatísticas de mercado e qualquer outra evidência que comprove a eficácia e a qualidade do que está sendo oferecido.
– Apresentação de proposta comercial
Uma Apresentação de Proposta Comercial é um documento ou uma comunicação verbal feita por uma empresa, ou indivíduo visando oferecer seus produtos, serviços ou soluções a um cliente em potencial. Essa apresentação tem como finalidade convencer o cliente de que a oferta é relevante, vantajosa e atende às suas necessidades específicas.
Uma proposta comercial geralmente inclui informações detalhadas sobre os produtos ou serviços oferecidos, as características e benefícios específicos, os preços e condições de pagamento, prazos de entrega, políticas de garantia, bem como outras informações relevantes que ajudam o cliente a decidir.
Além disso, uma apresentação de proposta comercial pode ser complementada por materiais visuais, como slides, gráficos, amostras de produtos ou portfólios de trabalhos anteriores, dependendo da natureza do negócio e do público-alvo.
– Apresentação de proposta de parceria
Uma apresentação de proposta de parceria é um documento ou uma exposição oral que descreve os detalhes e benefícios de uma potencial colaboração ou parceria entre duas ou mais entidades. Essa proposta é geralmente elaborada por uma empresa ou organização que visa estabelecer uma parceria com outra empresa ou entidade visando alcançar objetivos mútuos.
A clareza do objetivo da sua apresentação é como o uso do GPS, ao colocar o endereço de destino, ele te levara para o mesmo, no menor tempo possível, polpando energia e tempo.
Isso fará com que você possa construir uma apresentação objetiva, direta e eficaz, levando-o até o seu objetivo.
Pergunte-se, o que quero com minha apresentação? O que espero que aconteça quando concluir minha apresentação? Qual reação que espero da minha audiência?